Lula "derrete" e maioria dos brasileiros não quer petista candidato, diz Datafolha
O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 136 cidades brasileiras, entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

ma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (14) revelou um cenário nada animador para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 57% dos brasileiros não querem vê-lo novamente na corrida presidencial em 2026. Apenas 41% apoiam a ideia de uma nova candidatura do petista.
Apesar da rejeição crescente, a percepção popular indica que Lula pode ignorar esse sinal: 66% dos entrevistados acreditam que ele vai disputar o próximo pleito — com 42% afirmando ter certeza disso e 24% dizendo que ele “talvez” concorra. Apenas 28% acreditam que ele ficará fora da disputa, uma queda em relação aos 34% registrados em abril. Já 6% não souberam opinar.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 136 cidades brasileiras, entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Comparações com Bolsonaro: Lula perde terreno em áreas sensíveis
A pesquisa também avaliou o desempenho do atual governo em comparação ao do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em oito áreas cruciais. Lula saiu em desvantagem em temas centrais como inflação e segurança pública, dois dos principais pontos de insatisfação popular.
No quesito controle de preços, 50% dos entrevistados afirmaram que Lula tem desempenho inferior ao de Bolsonaro, enquanto apenas 29% avaliam que ele se sai melhor. Já 17% consideram os dois com desempenhos semelhantes.
Em áreas como saúde, meio ambiente e combate à pobreza — pilares tradicionais da plataforma petista —, houve empate técnico entre os dois. Lula teve leve vantagem apenas em educação, geração de empregos e habitação.
Comentários (0)