cover
Tocando Agora:

URGENTE: Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro, é preso pela PF

A prisão ocorre no contexto de um inquérito que investiga o que o próprio STF classifica como uma “suposta organização criminosa” relacionada a um alegado plano de golpe de Estado — narrativa frequentemente questionada por juristas e apoiadores da direita.

URGENTE: Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro, é preso pela PF
URGENTE: Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro, é preso pela PF (Foto: Reprodução)

Marcelo Costa Câmara, ex-assessor leal do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (18), em Sobradinho (DF), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A prisão ocorre no contexto de um inquérito que investiga o que o próprio STF classifica como uma “suposta organização criminosa” relacionada a um alegado plano de golpe de Estado — narrativa frequentemente questionada por juristas e apoiadores da direita. Moraes alegou que Câmara teria descumprido medidas cautelares, interpretando suas ações como “completo desprezo” ao Supremo e ao Judiciário.


Segundo o ministro, a própria defesa de Câmara reconheceu que ele teria infringido duas determinações: não usar redes sociais, nem mesmo por terceiros, e não manter contato com outros investigados. O episódio levanta novos questionamentos sobre os limites da atuação do Judiciário em investigações que envolvem figuras ligadas ao governo Bolsonaro.


Ainda de acordo com Moraes, a conduta de Câmara pode agravar sua situação no processo da Petição 12.100/DF, peça-chave do que muitos veem como uma ofensiva jurídica e política contra conservadores.

Comentários (0)