cover
Tocando Agora:

Em resposta a Trump, parlamento do Irã aprova fechamento do Estreito de Ormuz

O mundo agora observa com apreensão os próximos movimentos, diante do risco de uma grave crise energética e militar.

Em resposta a Trump, parlamento do Irã aprova fechamento do Estreito de Ormuz
Em resposta a Trump, parlamento do Irã aprova fechamento do Estreito de Ormuz (Foto: Reprodução)

O Irã pode estar prestes a tomar uma das decisões mais explosivas da geopolítica global: o fechamento do Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de 20% do fornecimento mundial de petróleo e gás. Segundo informou a Press TV iraniana neste domingo (22), a medida está sendo analisada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, após o Parlamento supostamente ter dado sinal verde para a ação.

Embora ainda não haja uma confirmação oficial sobre a decisão, a ameaça é real. O parlamentar e comandante da Guarda Revolucionária, Esmail Kosari, declarou neste domingo ao Clube de Jovens Jornalistas que a proposta “está na agenda” e “será feito sempre que necessário”.


A escalada acontece logo após uma ação militar dos Estados Unidos, ocorrida na noite de sábado (21), quando o presidente Donald Trump anunciou ter realizado um “ataque muito bem-sucedido” contra as bases nucleares do Irã — entre elas Fordow, Natanz e Isfahan. O mundo agora observa com apreensão os próximos movimentos, diante do risco de uma grave crise energética e militar.



Comentários (0)