cover
Tocando Agora:

Risco de fechamento de Estreito de Ormuz faz preço do petróleo subir

No último domingo (22), o Parlamento do Irã aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, uma das principais rotas do combustível fóssil do mundo.

Risco de fechamento de Estreito de Ormuz faz preço do petróleo subir
Risco de fechamento de Estreito de Ormuz faz preço do petróleo subir (Foto: Reprodução)

Ao que parece, os ataques dos Estados Unidos no último sábado (21) contra as instalações nucleares Fordow, Natanz e Isfahan, do Irã, poderão trazer impactos econômicos.


No último domingo (22), o Parlamento do Irã aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, uma das principais rotas do combustível fóssil do mundo. O canal fica localizado entre o Golfo do Omã e o Golfo Pérsico, fazendo fronteira com os Emirados Árabes Unidos e o Irã. No local, passam cerca de 20% a 30% de todo o petróleo comerciável do planeta.

Vale ressaltar que o Irã é um grande produtor de petróleo, e o fechamento da região marítima seria tecnicamente difícil. O motivo é que mesmo após a aprovação da medida pelo Parlamento do país, seria necessário também ter o aval do Conselho Supremo de Segurança Nacional e do Aiatolá Khamenei. Vale ressaltar que o Irã é um grande produtor de petróleo, e o fechamento da região marítima seria tecnicamente difícil. O motivo é que mesmo após a aprovação da medida pelo Parlamento do país, seria necessário também ter o aval do Conselho Supremo de Segurança Nacional e do Aiatolá Khamenei.

Mesmo com a incerteza da ação por parte do Irã, o mercado global já demonstra preocupação com relação à oferta do produto, fazendo com que os preços, no início da manhã desta segunda-feira (23), sofressem um ligeiro aumento.


Confira a variação de preço nesta segunda-feira (23):

O preço do petróleo Brent, o padrão internacional, subiu 0,7%, para US$ 77,59 o barril.


O petróleo bruto dos EUA também subiu, valorizando-se 0,7%, para US$ 74,36 o barril.


Por outro lado, o mercado global entende que o uso do estreiro para transportar o seu próprio petróleo bruto, faria com que o Irã recuasse dessa decisão do Parlamento de fechar o Estreito de Ormuz. Isso porque o combustível fóssil é uma importante fonte de receita para o regime.

Comentários (0)