Governo Lula se volta contra o Congresso após derrota no aumento de imposto: ‘Inimigo do povo’, diz Ciro Nogueira
Em sua publicação nas redes sociais, o parlamentar alertou para o autoritarismo e desprezo pela vontade popular por parte da atual gestão.

Nesta terça-feira (1º), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) fez duras críticas ao governo Lula, acusando-o de perseguir o Congresso após a derrubada do decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Em sua publicação nas redes sociais, o parlamentar alertou para o autoritarismo e desprezo pela vontade popular por parte da atual gestão.
Na semana passada, o Congresso Nacional, exercendo sua função de freio e contrapeso, aprovou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que cancelava o aumento do IOF imposto pelo governo petista. Inconformado com a derrota, Lula agora articula recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão legítima dos parlamentares eleitos pelo povo.
“O que temos é um governo fraco, sem apoio popular, que quebra as finanças públicas. É o único inimigo do povo. Como não consegue convencer o Congresso a aumentar ainda mais os impostos, sobra apenas atacar quem se recusa a prejudicar a população com novas taxas”, disparou Ciro Nogueira, ao criticar a ofensiva do Executivo para taxar setores como bancos, casas de apostas e bilionários.
A tentativa do governo de governar por meio de decretos, driblando o debate parlamentar, levanta sérias preocupações sobre a saúde da democracia brasileira. O Congresso, eleito democraticamente, mais uma vez precisou atuar como barreira contra abusos e aumento da carga tributária sobre o povo.
Comentários (0)