Escritório de Jeffrey Chiquini assume defesa de Filipe Martins e fala em ‘farsa processual’
A declaração foi feita em publicação nas redes sociais, em que o advogado denuncia arbitrariedades, incluindo isolamento em cela escura e pressões para delação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O advogado Jeffrey Chiquini afirmou nesta segunda-feira (7) que as acusações contra Filipe Martins no processo conhecido como “Trama Golpista”, em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), configuram uma das “maiores farsas da história do processo penal brasileiro”. A declaração foi feita em publicação nas redes sociais, em que o advogado denuncia arbitrariedades, incluindo isolamento em cela escura e pressões para delação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Filipe é escancaradamente inocente. Foi selecionado e torturado exclusivamente para delatar Bolsonaro, mas, como é um sujeito homem, não cedeu à Gestapo”, afirmou Chiquini, mencionando que o cliente teria permanecido por dez dias em solitária sem luz.
O escritório Chiquini Advogados confirmou que assumiu formalmente a defesa de Martins. Em nota oficial, a banca classificou o caso como um dos “mais graves erros acusatórios” da história jurídica do país e criticou a condução do processo. eia a nota na íntegra:
“O escritório Chiquini Advogados informa que assumiu a defesa do senhor Filipe Martins no processo denominado “trama golpista”, em tramitação no STF.
Desde já, reafirmamos, de forma categórica, sua inocência — a qual será devidamente demonstrada e comprovada durante a instrução processual, com início previsto para o dia 14 de julho.
É inadmissível que um cidadão seja submetido a um processo penal sem que haja, sequer, indícios mínimos de materialidade e autoria. Até o momento, nenhuma prova concreta foi apresentada contra Filipe Martins. O que se tem é uma acusação frágil, baseada em suposições políticas e narrativas distorcidas.
Reiteramos nosso compromisso com a Constituição Federal, com o devido processo legal, a ampla defesa, o contraditório e a estrita observância das garantias fundamentais. Não nos calaremos diante de arbitrariedades, tampouco aceitaremos que a injustiça prevaleça contra um inocente.
O caso de Filipe Martins já é reconhecido como um dos mais graves erros acusatórios da história do processo penal brasileiro. Adotaremos todas as providências jurídicas cabíveis para a restauração da verdade, a reparação dos danos e a responsabilização por eventuais abusos.
O Brasil não pode se curvar a julgamentos de exceção. A Justiça deve ser técnica, imparcial e obediente à lei — não aos ventos da conveniência política.
Informamos, ainda, que o Dr. Marcelo Almeida Santanna seguirá na equipe como consultor, com foco principalmente nas ações perante as cortes internacionais.
Atte. Jeffrey Chiquini”
Filipe Martins é investigado por suposta participação em articulações para reverter o resultado das eleições de 2022 e manter Jair Bolsonaro no poder. A ação tramita no STF, que ainda não se pronunciou sobre as declarações da defesa.
Comentários (0)