cover
Tocando Agora:

Lula prepara pronunciamento em rede nacional para rebater Trump

Segundo fontes ligadas ao Planalto, o discurso está sendo alinhado pelo secretário de Comunicação, Sidônio Palmeira, e deve ir ao ar entre esta quinta (10) e sexta-feira (11).

Lula prepara pronunciamento em rede nacional para rebater Trump
Lula prepara pronunciamento em rede nacional para rebater Trump (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ocupar a cadeia nacional de rádio e TV para atacar diretamente o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois da decisão americana de impor uma pesada tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.


Segundo fontes ligadas ao Planalto, o discurso está sendo alinhado pelo secretário de Comunicação, Sidônio Palmeira, e deve ir ao ar entre esta quinta (10) e sexta-feira (11). A ideia é repetir o tom agressivo que já apareceu em nota oficial divulgada por Lula nas redes sociais, em que tenta se posicionar como defensor da "soberania" nacional diante do endurecimento norte-americano.

“O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, afirmou o petista.

Lula também voltou a usar o caso que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que o processo judicial sobre o suposto plano de golpe “é de competência apenas da Justiça brasileira”, e que não tolerará “ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”.

Em outro trecho, Lula rebate a fala de Trump que classificou o comércio entre Brasil e Estados Unidos como “injusto”. O petista alega que, nos últimos 15 anos, os EUA teriam tido um superávit de 410 bilhões de dólares nas trocas comerciais com o Brasil, conforme dados do próprio governo norte-americano.

Comentários (0)