cover
Tocando Agora:

Trump seria preso se fizesse no Brasil o que fez nos EUA, diz Lula

É assim que funciona a lei para todos no mundo. E nós precisamos aprender a respeitar”, declarou Lula

Trump seria preso se fizesse no Brasil o que fez nos EUA, diz Lula
Trump seria preso se fizesse no Brasil o que fez nos EUA, diz Lula (Foto: Reprodução)

Em mais uma de suas declarações polêmicas, o presidente Lula (PT) voltou a mirar em líderes conservadores e, desta vez, escolheu Donald Trump como alvo. Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, nesta quinta-feira (10), o petista afirmou que o ex-presidente norte-americano seria processado e até preso se tivesse feito no Brasil o que teria feito nos EUA durante as eleições de 2020.


“O que o presidente Trump tem que saber é que aqui no Brasil ele tivesse feito o que ele fez nos Estados Unidos com as eleições, ele também estaria sendo processado. Estaria sendo julgado e se fosse culpado, seria preso. É assim que funciona a lei para todos no mundo. E nós precisamos aprender a respeitar”, declarou Lula, ignorando o contexto político conturbado em que ambos os líderes atuaram.

A fala de Lula ocorre após Donald Trump divulgar uma carta oficial em seu site pessoal, direcionada ao governo brasileiro, na qual condena o que classifica como uma injustiça contra Jair Bolsonaro. Trump inicia a carta exaltando Bolsonaro, chamando-o de “um líder altamente respeitado em todo o mundo”, e denuncia o tratamento dado ao ex-presidente brasileiro como uma “vergonha internacional”, afirmando ainda que o julgamento “não deveria estar ocorrendo”.

Lula, visivelmente incomodado com o apoio de Trump a Bolsonaro, rebateu com tom ríspido. “Tem algumas coisas que um governo não pode admitir, é a ingerência de um país na soberania de outro. E mais grave, intromissão de um presidente de um país no poder judiciário do meu país. É inaceitável que o presidente Trump envie uma carta pelo site dele dizendo que precisa acabar a ‘caça às bruxas’ (referindo-se ao julgamento de Bolsonaro)”, afirmou o presidente petista.


Conflito comercial à vista

O embate entre os dois líderes não parou por aí. Na mesma carta, Trump anunciou a aplicação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, como forma de resposta às políticas adotadas pelo atual governo do Brasil. Lula reagiu dizendo que levará a questão à Organização Mundial do Comércio (OMC) e que, caso não haja uma solução, o Brasil aplicará medidas retaliatórias com base na chamada Lei de Reciprocidade Econômica.

Mesmo após Trump afirmar que qualquer país que tentar retaliar será alvo de novas tarifas ainda mais altas, Lula respondeu com ironia e provocação:

“O Brasil não tem contencioso com ninguém, nós não queremos brigar com ninguém, nós queremos negociar. O que nós queremos é que sejam respeitadas as decisões brasileiras. Portanto, se ele ficar brincando de taxação, vai ser infinita essa taxação. Nós vamos chegar a milhões e milhões por cento de taxa”, declarou o petista, sugerindo um embate comercial sem precedentes.



Comentários (0)