Janones Ataca Nikolas em Defesa de Lula e Pode Perder o Mandato por 6 Meses
A iniciativa partiu da própria Mesa Diretora da Casa e aponta conduta “incompatível com o decoro parlamentar” por parte de Janones durante sessão plenária ocorrida na quarta-feira (9).

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou na sexta-feira (11) uma representação formal ao Conselho de Ética contra o deputado André Janones (Avante-MG). A iniciativa partiu da própria Mesa Diretora da Casa e aponta conduta “incompatível com o decoro parlamentar” por parte de Janones durante sessão plenária ocorrida na quarta-feira (9).
A representação solicita a suspensão imediata do mandato de Janones por seis meses, em caráter cautelar. O pedido veio após o corregedor parlamentar, deputado Diego Coronel (PSD-BA), ter relatado à Mesa um comportamento considerado grave. O Partido Liberal (PL) já havia feito um apelo à Corregedoria pedindo a punição de Janones.
Segundo a documentação da Mesa, o deputado de esquerda teria se portado de maneira inaceitável, “provocando abertamente a bancada do Partido Liberal” e lançando “ofensas gravíssimas ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG)”.
O episódio ocorreu enquanto Nikolas Ferreira fazia um pronunciamento firme em defesa do Brasil diante das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos, inclusive citando trechos de uma carta do ex-presidente americano Donald Trump. A fala de Nikolas incomodou parlamentares alinhados ao governo Lula, especialmente Janones, que reagiu com gritos, insultos e interrompeu a fala com ataques pessoais. Em resposta, foi chamado de “rachadinha” por membros do PL.
A Mesa Diretora destacou que Janones “proferiu xingamentos ultrajantes, com palavras de baixo calão, desonrosas e ofensivas”, além de ter promovido provocações explícitas aos parlamentares do PL.
O documento foi assinado por Hugo Motta e também pelos deputados Altineu Côrtes (PL-RJ), Lula da Fonte (PP-PE), Delegada Katarina (PSD-SE) e Sergio Souza (MDB-PR).
Agora, caberá ao Conselho de Ética decidir se abrirá um processo disciplinar contra Janones e, em caso positivo, designar um relator para conduzir o caso.
Vale lembrar que no ano passado o mesmo Conselho arquivou uma denúncia contra Janones, apresentada pelo PL, que o acusava de envolvimento no esquema de “rachadinha”, ao exigir parte dos salários de servidores de seu gabinete — uma prática amplamente repudiada pela sociedade.
Comentários (0)