Bolsonaro resgata vídeo em que Gleisi Hoffmann fala em “fraude eleitoral” nas eleições de 2018
Na gravação, Gleisi, na época presidente nacional do PT, aparece em uma reunião com militantes no Paraná e dispara

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a provocar um importante debate neste sábado (12) ao divulgar um vídeo antigo da atual ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), em que a petista, sem rodeios, levanta sérias suspeitas de fraude nas eleições de 2018 — as mesmas que ele venceu no voto popular.
Na gravação, Gleisi, na época presidente nacional do PT, aparece em uma reunião com militantes no Paraná e dispara:
“Não tenho dúvida nenhuma que foi fraude eleitoral o que aconteceu. Fraude na ida do Bolsonaro com os 46% no segundo turno; fraude nas eleições do Rio de Janeiro; nas eleições de Minas Gerais; nas eleições do Distrito Federal; e fraude na tua eleição, Requião.”
A ministra, visivelmente inconformada, acusa manipulação no resultado das urnas que colocou Roberto Requião em terceiro lugar no estado do Paraná, mesmo após liderar pesquisas. Gleisi alega que houve uma ação coordenada de desinformação para derrubar o ex-senador:
“Dispararam milhões de whatsapps dizendo que tinha que fazer voto útil em dois cidadãos, além de mensagens mentirosas contra você [Requião], ligando ao PT, ligando à ex-presidente Dilma, para mudar o resultado. Temos que pedir providências ao TSE. Vai fazer o que com esse resultado? Anular? Suspender o Whatsapp?”
Bolsonaro denuncia dois pesos e duas medidas no Brasil
Ao divulgar o vídeo, Bolsonaro fez um duro questionamento sobre a disparidade de tratamento diante de quem ousa levantar dúvidas sobre o sistema eleitoral:
“Por que quando alguém apenas propõe melhorias no processo eleitoral com o objetivo de fortalecer sua transparência, já se cogita inelegibilidade e até prisão, sob o pretexto de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito? Mas, quando outros afirmam algo muito mais grave, reina o silêncio institucional?”
E completou:
“Será que opiniões e suspeitas são crime apenas dependendo de quem as expressa?”
Liberdade de expressão em xeque
O momento da publicação não é por acaso: Bolsonaro levanta esse alerta num cenário de forte repressão judicial contra opositores, inclusive ele próprio, acusado de "atentar contra a democracia" por justamente pedir mais transparência no sistema de votação. A fala de Gleisi, porém, nunca gerou qualquer reação do TSE, tampouco do STF.
O episódio reacende uma questão que a esquerda parece ignorar: será que existe liberdade de expressão apenas para quem concorda com o sistema?
Mais uma vez, um nome da esquerda declara abertamente: “NÃO TENHO DÚVIDAS DE QUE FOI FRAUDE ELEITORAL!” - e, mais uma vez, nada acontece.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 12, 2025
Deixo aqui meu sincero questionamento: por que, quando alguém apenas propõe melhorias no processo eleitoral com o objetivo de fortalecer sua… pic.twitter.com/8qQAm4Iich
Comentários (0)