Gleisi fala em “conspiração” de Bolsonaro e Trump contra o Brasil
Para a petista, o “medo da condenação” explica a ‘articulação’ de sanções entre Bolsonaro e Trump para “coagir o STF”.
15/07/2025 15:33
| Atualizado há 2 meses atrás

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, acusou nesta terça-feira, 15, o ex-presidente Jair Bolsonaro de estar ‘conspirando’ contra o Brasil com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Para a petista, o “medo da condenação” explica a ‘articulação’ de sanções entre Bolsonaro e Trump para “coagir o STF”. “As alegações finais da Procuradoria-Geral da República não deixam dúvidas sobre a responsabilidade total de Jair Bolsonaro e seus cúmplices na trama golpista que culminou nos atentados de 8 de janeiro de 2023. É o medo da condenação por seus crimes que explica a conspiração contra o Brasil que ele comanda hoje, articulando sanções do governo dos EUA para coagir o STF, à custa da economia e dos empregos em nosso país. Ele sabe que, no curso do devido processo legal, é praticamente inevitável sua condenação por cinco crimes contra a democracia e o estado de direito, conforme indicou a PGR.
Com base em provas, farta documentação produzida pelos próprios golpistas, testemunhos e perícias, as alegações finais desmontam as falácias da defesa e apontam diretamente para o comandante do golpe: ‘O grupo, liderado por Jair Messias Bolsonaro e composto por figuras-chave do governo, das Forças Armadas e de órgãos de inteligência, desenvolveu e implementou plano progressivo e sistemático de ataque às instituições democráticas, com a finalidade de prejudicar a alternância legítima de poder nas eleições de 2022 e minar o livre exercício dos demais poderes constitucionais, especialmente do Poder Judiciário’. A ação penal no STF caminha para o julgamento, numa firme demonstração de que o Brasil repudia golpes contra o regime democrático, que tanto custou construir. E repudia igualmente, chantagens e ameaças contra a soberania do país e das nossas instituições, venham de onde vierem, sob qualquer forma ou pretexto”, escreveu a ex-presidente do PT no X.
Pretexto
Ao publicar bastidores da decisão de Trump, o site americano Politico reforçou a perspectiva de que o presidente americano aplicou a tarifa de 50% ao Brasil empurrado pela cúpula do Brics e não pela preocupação com o aliado brasileiro.
A reportagem diz o seguinte:
“O presidente Donald Trump está enquadrando sua ameaça de impor uma tarifa exorbitante de 50% ao Brasil como uma busca por justiça para seu amigo e aliado, o ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro.
Mas foi seu descontentamento em um encontro de países emergentes no Rio de Janeiro no fim de semana que o levou ao limite, convencendo-o a enviar uma carta apresentando as novas taxas, de acordo com quatro pessoas familiarizadas com a situação que pediram anonimato para compartilhar detalhes.”
Comentários (0)