Quaest: Maioria dos brasileiros ignora comunicação de Lula e PT
O PT tem lançado mão dessas produções artificiais como parte de uma estratégia para atacar a oposição — especialmente os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Uma ampla maioria da população brasileira, o equivalente a 83%, afirmou nunca ter visto qualquer conteúdo criado por inteligência artificial e divulgado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A constatação vem da mais recente pesquisa do instituto Genial/Quest, divulgada nesta quarta-feira (16). Apenas 17% disseram ter tido contato com os vídeos fabricados por IA e compartilhados por aliados do governo Lula.
O PT tem lançado mão dessas produções artificiais como parte de uma estratégia para atacar a oposição — especialmente os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No início, os vídeos apelavam para o discurso divisionista do “nós contra eles” e defendiam a taxação dos super-ricos. Mais recentemente, o foco das peças é culpar aliados de Bolsonaro pela taxação de 50% imposta por Donald Trump sobre produtos brasileiros, numa manobra política que tenta distorcer os fatos e jogar a responsabilidade em quem não está no poder.
Apesar da investida digital, o resultado é um verdadeiro fracasso de engajamento: até entre os próprios eleitores do PT, 85% afirmaram não ter visto os vídeos com inteligência artificial. Apenas 14% dos apoiadores de Lula viram as postagens, enquanto 1% preferiu não responder.
Entre os simpatizantes de Bolsonaro, os números também mostram baixa penetração do material: 78% disseram não ter visto as peças petistas, e 22% afirmaram ter tido contato com os conteúdos.
Comentários (0)