IOF: Oposição diz que decisão de Moraes atropela o Congresso
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), disse que a decisão ajuda o governo Lula e desrespeita os parlamentares eleitos.

Deputados da oposição usaram as redes sociais nesta quarta-feira (16) para criticar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve o decreto do governo federal sobre o aumento do IOF, revogando apenas a cobrança sobre o risco sacado. Para os parlamentares, Moraes ignorou a vontade do Congresso e favoreceu o Executivo.
– Alexandre de Moraes derruba a decisão do Congresso, restabelecendo o aumento do IOF. A partir de hoje, a Constituição foi alterada e temos somente dois Poderes: o Executivo e a Assessoria Jurídica do Governo, mais comumente chamada de STF. O Congresso Nacional pode fechar já – afirmou Nikolas Ferreira (PL-MG).
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), disse que a decisão ajuda o governo Lula e desrespeita os parlamentares eleitos.
– O Congresso derrubou o aumento de imposto. Mas Alexandre de Moraes foi lá e, com uma canetada, reviveu o tarifácio. Um ministro que nunca teve um voto mandando mais que 594 parlamentares eleitos pelo povo. E sabe pra quê? Pra ajudar o desgoverno do “descondenado” – declarou ele.
E continuou:
Isso não é democracia. É supremocracia. O povo brasileiro está pagando a conta de um governo que só sabe aumentar impostos. Lula não entregou a picanha. Entregou inflação, miséria e agora MAIS IMPOSTOS. Em 2026, o povo vai reagir nas urnas.
Carlos Jordy (PL-RJ) também protestou contra a medida, que, segundo ele, penaliza os mais pobres.
– Moraes atende ao pedido de Lula e retoma o aumento do IOF. Um desrespeito ao Congresso e, sobretudo, com o povo brasileiro. Sabe aquela conversa de “taxar os super ricos”? Pura lorota. Quem vai ser arrebentado com isso são os mais pobres – disse.
Para Bia Kicis (PL-DF), a interferência do STF já ultrapassou todos os limites.
– Se o Congresso não reagir agora, pode fechar as portas. Chega de interferência no Poder Legislativo! – escreveu.
Gustavo Gayer (PL-GO) disse que o Congresso está sendo humilhado.
– Lula mandou, Moraes obedeceu. Depois da prisão do Daniel Silveira, essa é sem dúvida a segunda maior vergonha para o Congresso – afirmou.
Marcel van Hattem (Novo-RS) cobrou reação firme das lideranças do Legislativo.
– Reviravolta do IOF: ou os presidentes da Câmara e do Senado reagem à altura, ou o Congresso estará definitivamente fechado pelo Alexandre de Moraes e pelo STF – declarou.
Comentários (0)