Ucrânia propõe nova rodada de negociações com a Rússia
O líder ucraniano enfatizou a necessidade de esforços concretos e alertou que a Rússia precisa demonstrar boa vontade para dialogar e encerrar os ataques contínuos.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que seu governo propôs à Rússia uma nova rodada de negociações para a próxima semana, com foco na troca de prisioneiros de guerra — e também sugeriu um possível encontro entre líderes das duas nações como tentativa de buscar um cessar-fogo duradouro.
— “A conversa com a parte russa sobre as trocas continua; seguimos cumprindo os acordos da reunião anterior em Istambul. A equipe está trabalhando atualmente em outra troca” — publicou Zelensky em seu canal oficial no Telegram.
O líder ucraniano enfatizou a necessidade de esforços concretos e alertou que a Rússia precisa demonstrar boa vontade para dialogar e encerrar os ataques contínuos.
— “O secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa, [Rustem] Umerov, ofereceu à parte russa outra reunião na próxima semana. É necessário intensificar a dinâmica das negociações. Devemos fazer todo o possível para alcançar um cessar-fogo. E a parte russa deve parar de se esquivar das decisões” — declarou.
Zelensky ainda falou sobre a importância de uma reunião direta entre chefes de Estado para garantir uma solução definitiva.
— “Precisamos de um encontro entre líderes para garantir uma paz verdadeiramente duradoura. A Ucrânia está pronta para essa reunião” — garantiu.
Segundo a agência Ukrinform, a última troca de prisioneiros entre os dois países ocorreu em 4 de julho, com destaque para o fato de que a maioria dos libertados estava detida em território russo desde 2022.
Comentários (0)