cover
Tocando Agora:

URGENTE: Preta Gil perde batalha contra o câncer e morre aos 50 anos nos EUA

Ela chegou a passar por uma cirurgia de 20 horas no fim de 2023, numa luta desesperada para remover os tumores. Mesmo assim, o câncer se espalhou.

URGENTE: Preta Gil perde batalha contra o câncer e morre aos 50 anos nos EUA
URGENTE: Preta Gil perde batalha contra o câncer e morre aos 50 anos nos EUA (Foto: Reprodução)

Preta Gil, filha do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, faleceu neste domingo (20/7), aos 50 anos, após uma longa e dolorosa luta contra o câncer. A cantora, que estava nos Estados Unidos em busca de alternativas ao tratamento tradicional, não resistiu à última sessão de quimioterapia. Segundo a coluna Fábia Oliveira, seu quadro piorou significativamente desde quarta-feira (16/7), quando se sentiu mal durante mais uma tentativa de combater a doença.


Ela chegou a passar por uma cirurgia de 20 horas no fim de 2023, numa luta desesperada para remover os tumores. Mesmo assim, o câncer se espalhou. “A gente tem que buscar alternativas em países diferentes, com tipos de estudos diferentes, ensaios diferentes ainda não publicados ou publicados, drogas que ainda não chegaram ao Brasil”, disse Preta ao buscar ajuda no renomado Memorial Sloan Kettering Cancer Center, nos EUA.

Preta foi uma figura polêmica, defensora ativa de pautas progressistas, como o feminismo, a causa LGBT+ e a luta contra o que ela chamava de “padrões opressores”. Se apresentava como “uma mulher preta, gorda, bissexual” e dizia desafiar os valores conservadores da sociedade. Ao completar 20 anos de carreira, declarou: “Estava despreparada para uma sociedade que à época eu falava que era careta, mas, não, era uma sociedade conservadora, machista, misógina, racista, homofóbica”.

Ao longo do tratamento, compartilhou sua trajetória com os fãs — das sessões de radioterapia ao choque séptico grave e ao fim traumático de seu casamento, após ser traída pelo então marido Rodrigo Godoy, enquanto já enfrentava o câncer.


Preta chegou a ser internada na UTI, onde foi ressuscitada, e passou por amputação do reto. Enfrentou tudo isso em público, muitas vezes com palavras de esperança: “Sou muito grata de verdade”. Mesmo com a saúde frágil, permaneceu ativa nas redes sociais, onde buscava “romper preconceitos” e naturalizar o uso da bolsa de ileostomia.

Deixa um filho, Francisco, de 28 anos, e uma neta, Sol de Maria, de 7. Sua vida foi marcada tanto pelo ativismo de esquerda quanto por dramas pessoais, perdas, recomeços e superações. Em sua biografia, lançada no ano passado, afirmou: “Continuo vivendo. Feliz. Nesse momento, aos 50 anos, me sinto como aquela Preta de 15, com tudo novo pela frente. Mas com muita coragem. Nada mais vai me paralisar novamente”.


A família deve se manifestar em breve. Amigos próximos e o filho da cantora já estão nos Estados Unidos.

Comentários (0)