Moraes manda Ibaneis retirar deputados de acampamento e proíbe protestos em frente ao STF
Ibaneis afirmou que foi ao local ainda de madrugada para dialogar com os parlamentares.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a agir contra manifestações políticas ao determinar que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), retirasse os deputados que montaram acampamento na Praça dos Três Poderes, em frente ao prédio do Supremo. A ordem foi expedida na sexta-feira (25).
Ibaneis afirmou que foi ao local ainda de madrugada para dialogar com os parlamentares.
– Estive ontem de madrugada negociando com os deputados, que saíram pacificamente – declarou o governador em entrevista à CNN.
A reação de Moraes veio depois que o deputado Hélio Lopes (PL-RJ) instalou uma barraca no local em protesto contra decisões autoritárias da Corte. Pouco tempo depois, o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) também se juntou ao ato, reforçando a manifestação pacífica contra o ativismo judicial.
Em sua decisão, Moraes determinou ainda que o governador fosse “pessoalmente intimado” e proibiu qualquer “novo acampamento na Praça dos Três Poderes após o cumprimento da presente decisão”.
A medida tem gerado críticas entre apoiadores da liberdade de expressão e de parlamentares que consideram legítimo o direito de protestar, especialmente diante de uma Suprema Corte cada vez mais politizada.
Comentários (0)