Prefeito mexicano "se casa" com jacaré em ritual bizarro de 230 anos: “É único no mundo”
“Este casamento é o ponto alto das celebrações do nosso santo padroeiro para nós, Chontales. É único no mundo, onde se forja a irmandade entre dois povos”, declarou Gutierrez no dia 30 de junho.

O prefeito da cidade de San Pedro Huamelula, no México, Daniel Gutierrez Pena, realizou no final de junho um casamento inusitado como parte de uma tradição centenária. O ritual, com mais de 230 anos de história, consiste em unir simbolicamente o líder local a um jacaré fêmea, com o objetivo de atrair fartura e boa sorte para a população.
“Este casamento é o ponto alto das celebrações do nosso santo padroeiro para nós, Chontales. É único no mundo, onde se forja a irmandade entre dois povos”, declarou Gutierrez no dia 30 de junho.
Na cerimônia, o réptil — que representa a "princesinha" Huave — veste um traje de noiva, simbolizando a lendária união entre duas etnias indígenas da região. Segundo a tradição oral, o casamento entre um rei Chontal (simbolizado pelo prefeito) e uma princesa Huave (representada pelo jacaré) teria encerrado uma antiga guerra entre os povos.
No ritual deste ano, o prefeito não apenas participou da cerimônia, como também dançou com a “noiva” e finalizou o ato com um beijo no animal, que estava com o focinho amarrado por segurança. A jacaré recebeu o nome de Miguelana Estela del Mar Zavaleta Ramirez.
Esse costume é celebrado anualmente. Em 2023, o então prefeito Víctor Hugo Sosa também levou adiante o casamento tradicional com o animal, mantendo viva a cultura da comunidade.
Há mais de 230 anos, a cidade de San Pedro Huamelula, no México, mantém uma tradição onde todos os anos, o prefeito do local se casa com um jacaré-fêmea. Nesta segunda-feira (30), foi a vez do atual prefeito, que se casou com direito a música, danças e a participação da população pic.twitter.com/eWq83qfNKw
— Portal Roma News (@RomaNewsOficial) July 1, 2025
Comentários (0)