cover
Tocando Agora:

Trump fecha portas para Lula e exige justiça para Bolsonaro

O ministro permanecerá nos EUA até a próxima terça-feira (29). Antes disso, na semana passada, o Itamaraty já havia enviado um emissário a Washington para sondar se haveria alguma abertura por parte da administração Trump para negociações diretas.

Trump fecha portas para Lula e exige justiça para Bolsonaro
Trump fecha portas para Lula e exige justiça para Bolsonaro (Foto: Reprodução)

O chanceler brasileiro Mauro Vieira desembarcou em Nova York nesta segunda-feira (28), no meio de uma crise diplomática crescente entre o Brasil e os Estados Unidos. A visita ocorre a apenas cinco dias da entrada em vigor das duras tarifas de 50% impostas pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros — uma resposta firme do governo americano a políticas comerciais do governo Lula.


Vieira participa de uma reunião na sede da ONU para tratar da questão palestina, mas o verdadeiro pano de fundo da viagem é a tentativa desesperada do governo Lula de reatar laços com a Casa Branca, diante do isolamento diplomático provocado por suas posições ideológicas e pelo cerco jurídico a Bolsonaro.

O ministro permanecerá nos EUA até a próxima terça-feira (29). Antes disso, na semana passada, o Itamaraty já havia enviado um emissário a Washington para sondar se haveria alguma abertura por parte da administração Trump para negociações diretas. A disposição do governo brasileiro para o diálogo foi comunicada, mas até agora nenhuma resposta formal foi recebida do governo dos EUA.

Apesar da tentativa de aproximação, o Itamaraty avisou que não aceitará discutir o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, deixando claro que essa questão é "interna". No entanto, o governo Trump, defensor da liberdade e crítico de perseguições políticas, tem condicionado qualquer diálogo real à suspensão do processo contra Bolsonaro, que ele tem classificado como uma verdadeira “caça às bruxas”.


As informações são do UOL.

Comentários (0)