URGENTE: Zambelli é presa na Itália e aguarda decisão sobre extradição
A confirmação partiu do próprio diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que informou ao blog da jornalista Andréia Sadi, da Globo, sobre a prisão.
Nesta terça-feira (29), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi detida em solo italiano, em meio à perseguição judicial promovida pelo sistema brasileiro. A confirmação partiu do próprio diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que informou ao blog da jornalista Andréia Sadi, da Globo, sobre a prisão. Segundo ele, as autoridades da Itália terão 48 horas para definir os próximos passos: soltar Zambelli, extraditá-la ao Brasil ou colocá-la em prisão domiciliar.
Na véspera, o deputado italiano Angelo Bonelli, ligado a partidos de esquerda, publicou no X (antigo Twitter) que entregou o paradeiro de Zambelli à polícia italiana. “Forneci o endereço à polícia, neste momento a polícia está identificando Zambelli”, escreveu Bonelli, em tom de comemoração.
Vale lembrar que o governo brasileiro solicitou formalmente a extradição da parlamentar, após o STF — controlado por ministros alinhados à esquerda — condená-la a 10 anos e 8 meses de prisão pelo suposto envolvimento no caso da invasão hacker ao sistema do CNJ. Zambelli deixou o Brasil rumo à Itália, logo após a decisão do Supremo, que também resultou na cassação de seu mandato. No país, ela passou a ser tratada como “foragida” pelo Judiciário.
Comentários (0)