cover
Tocando Agora:

‘Togas judiciais não podem protegê-los’, diz Marco Rubio sobre Magnitsky a Moraes

Em sua publicação, ele enviou um aviso: “Que esse seja um aviso para aqueles que atropelam os direitos fundamentais de seus compatriotas — as togas judiciais não podem protegê-los.” A decisão, publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano, implica no bloqueio de todos os eventuais bens de Alexandre de Moraes nos EUA e de qualquer empresa a ele ligada.

‘Togas judiciais não podem protegê-los’, diz Marco Rubio sobre Magnitsky a Moraes
‘Togas judiciais não podem protegê-los’, diz Marco Rubio sobre Magnitsky a Moraes (Foto: Reprodução)

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, publicou uma mensagem na rede social X exaltando a aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes. “O presidente dos EUA e o Secretário do Tesouro sancionaram o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do programa de sanções Global Magnitsky por graves violações de direitos humanos”, declarou Rubio. Em sua publicação, ele enviou um aviso: “Que esse seja um aviso para aqueles que atropelam os direitos fundamentais de seus compatriotas — as togas judiciais não podem protegê-los.” A decisão, publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano, implica no bloqueio de todos os eventuais bens de Alexandre de Moraes nos EUA e de qualquer empresa a ele ligada.


O ministro também está impedido de realizar transações com cidadãos e empresas americanas, como o uso de cartões de crédito de bandeira americana. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, justificou a medida mencionando diretamente uma suposta “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por parte do ministro. “É responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos judicializados com motivação política”

Esta ação reforça uma postura já adotada por Marco Rubio. Em 18 de julho, o secretário havia anunciado a revogação de vistos americanos de ministros do STF e seus parentes, citando Moraes nominalmente.

Em maio, durante uma audiência na Câmara dos EUA, Rubio já havia indicado a “grande possibilidade” de aplicação de sanções Magnitsky contra Moraes.

Comentários (0)