cover
Tocando Agora:

34 senadores já estão prontos para derrubar Moraes do STF

A campanha ganhou força depois que Nikolas apresentou uma petição pública já respaldada por 34 dos 81 senadores — um número que vem crescendo rapidamente.

34 senadores já estão prontos para derrubar Moraes do STF
34 senadores já estão prontos para derrubar Moraes do STF (Foto: Reprodução)

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) iniciou, nesta sexta-feira (1º), uma forte mobilização nas redes sociais para exigir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A campanha ganhou força depois que Nikolas apresentou uma petição pública já respaldada por 34 dos 81 senadores — um número que vem crescendo rapidamente.


A adesão mais recente veio do senador Carlos Viana (Podemos-MG), fato que o parlamentar mineiro fez questão de destacar:

“Parabéns ao senador Carlos Viana, de Minas Gerais, que acaba de externar publicamente apoio ao impeachment de Alexandre de Moraes. O Brasil precisa de equilíbrio e respeito à Constituição”, afirmou Nikolas em sua conta oficial no X (antigo Twitter).

Na quarta-feira (30), Nikolas formalizou no Senado mais um pedido de impeachment contra Moraes, apontando acusações graves: violação de direitos fundamentais, abuso de autoridade, ativismo judicial e suposta prática de censura e perseguição política. Só nesta legislatura já foram protocolados 26 pedidos de impeachment contra ministros do STF, sendo 13 direcionados exclusivamente a Moraes.

Apesar da pressão popular e do crescente apoio no Congresso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ainda não sinalizou se dará andamento a algum dos pedidos.

Pela Lei do Impeachment, o processo só segue adiante se o presidente do Senado aceitar a denúncia e enviá-la à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Nessa etapa, o ministro acusado teria dez dias para apresentar defesa. Após isso, a CCJ vota um parecer que, se aprovado, vai ao plenário. Caso a maioria simples aprove, o ministro é afastado do cargo até o julgamento final. Para a cassação definitiva, seriam necessários pelo menos 54 votos favoráveis.

Comentários (0)