URGENTE: Cartões de crédito de Moraes já foram bloqueados, diz jornalista
O jornalista explicou que, até o momento, a interpretação é que operações em moeda nacional estão liberadas, mas transações em dólar ou compras no exterior estão proibidas.

O jornalista Valdo Cruz, comentarista de política e economia da GloboNews, revelou que bancos brasileiros já começaram a bloquear os cartões de crédito internacionais do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O motivo: a inclusão de Moraes no alvo da Lei Magnitsky e o receio de retaliações vindas do governo dos Estados Unidos, sob o comando do presidente Donald Trump.
Segundo Cruz, as instituições financeiras procuraram escritórios de advocacia no Brasil e nos EUA para entender o alcance da ordem executiva assinada por Trump. Diante da falta de clareza sobre quais operações seriam atingidas, os bancos optaram por agir preventivamente.
– Os bancos fizeram consultas a escritórios, tanto no Brasil quanto nos EUA, em Nova Iorque, pra saber qual era o alcance da ordem executiva ao Alexandre de Moraes. Os bancos fizeram esta consulta e levaram essa informação até o Supremo Tribunal Federal – relatou Cruz.
O jornalista explicou que, até o momento, a interpretação é que operações em moeda nacional estão liberadas, mas transações em dólar ou compras no exterior estão proibidas.
– Por enquanto, os bancos mandaram orientação que operação em real está permitido, operação em dólar não, cartão de crédito não, cartão de crédito com bandeira nacional, nós temos um só, então pode fazer – detalhou.
Cruz também deu exemplos sobre o que estaria vedado:
– Quando ela [a ordem executiva] é genérica, segundo os escritórios consultados, ela basicamente aplica sanção quando você tem operação com moeda internacional. No caso do Alexandre de Moraes, se ele fizer operações com o real aqui dentro, isso não vai ser sancionado a princípio. Se ele fizer operação com dólar… não pode fazer compra em site internacional, não pode fazer nenhuma operação de câmbio. Porque geralmente elas são liquidadas nos EUA, porque lá é o centro do Swift que faz esse tipo de operação – afirmou.
Quanto aos cartões de crédito, houve divergência entre os bancos: alguns achavam que ainda poderiam ser usados em compras em reais, outros não. A decisão final foi cortar o mal pela raiz:
– Vamos bloquear os cartões internacionais do ministro Alexandre de Moraes. A ordem já está valendo… Pra evitar que de repente tenha alguma operação e eles sejam sancionados – informou Cruz.
O comentarista ainda alertou que essa é apenas a primeira medida, e que Trump pode ampliar o cerco caso queira.
– Vamos supor que o ministro tenha conta no Banco do Brasil, e o Banco do Brasil tenha operações em Nova Iorque e Miami. Se Trump quiser, ele pode sancionar o Banco do Brasil em Miami e Nova Iorque… Isso não está previsto na ordem executiva ainda, mas não significa que Donald Trump não possa dar esse segundo passo – ponderou.
Comentários (0)