Moraes recua e libera desbloqueio das redes sociais de Rodrigo Constantino
Segundo o advogado Emerson Grigollette, que representa Constantino, a ordem de desbloqueio foi comunicada às respectivas plataformas e já está em processo de cumprimento. Em publicação feita nesta quinta-feira (1º), no X, o defensor comemorou a decisão: “Seja bem-vindo de volta, meu caro. Sigamos firmes na luta pela liberdade de expressão e por Justiça”.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o desbloqueio das contas do jornalista Rodrigo Constantino, da Revista Oeste. A decisão abrange as principais plataformas digitais, como X (antigo Twitter), Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, GETTR e Patreon. Segundo o advogado Emerson Grigollette, que representa Constantino, a ordem de desbloqueio foi comunicada às respectivas plataformas e já está em processo de cumprimento. Em publicação feita nesta quinta-feira (1º), no X, o defensor comemorou a decisão: “Seja bem-vindo de volta, meu caro. Sigamos firmes na luta pela liberdade de expressão e por Justiça”.
Decisão ocorre após sanção dos EUA a Moraes pela Lei Magnitsky
A liberação das redes sociais de Constantino acontece dois dias após os Estados Unidos aplicarem sanções ao ministro Moraes com base na Lei Magnitsky. A legislação norte-americana é utilizada para punir indivíduos envolvidos em corrupção, violações de direitos humanos e ações autoritárias. As sanções incluem o bloqueio de bens, o impedimento de entrada em território americano e a exclusão do sistema financeiro internacional. Com a sanção, Moraes passou a integrar uma lista que reúne nomes de ditadores e agentes de regimes opressores.
Comentários (0)