URGENTE: Marcos do Val retorna dos EUA e é obrigado a usar tornozeleira
A medida foi imposta porque o senador desafiou uma determinação anterior do próprio Moraes, viajando ao exterior sem autorização judicial.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o senador Marcos do Val (Podemos-ES) passe a usar tornozeleira eletrônica. A ordem foi executada nesta segunda-feira, 4, por agentes da Polícia Federal, logo após o parlamentar desembarcar no Brasil, vindo de uma viagem aos Estados Unidos.
A medida foi imposta porque o senador desafiou uma determinação anterior do próprio Moraes, viajando ao exterior sem autorização judicial. Em julho, Marcos do Val declarou que utilizou um passaporte diplomático para entrar nos EUA, já que o documento pessoal permanece bloqueado desde agosto de 2024, por ordem da Justiça.
O passaporte do parlamentar foi retido no âmbito da Operação Disque 100, na qual ele é acusado de fazer parte de um grupo que teria promovido ataques nas redes sociais contra agentes da Polícia Federal ligados a inquéritos no STF. Na mesma ocasião, Moraes também determinou a prisão preventiva dos jornalistas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio — medidas que não foram cumpridas, pois ambos vivem no exterior (Allan nos EUA e Eustáquio na Espanha).
A decisão contra Marcos do Val foi referendada pela Primeira Turma do STF em fevereiro deste ano. Desde então, o senador já tentou, por duas vezes, reaver o passaporte, mas teve os pedidos negados — o último deles em março.
Comentários (0)