URGENTE: Moraes bloqueia salário e verba de gabinete de Marcos Do Val
A medida veio após uma ação da Polícia Federal (PF) no Aeroporto de Brasília, nas primeiras horas desta segunda-feira (4). O senador retornava dos Estados Unidos — onde esteve com a família durante o recesso parlamentar — utilizando seu passaporte diplomático.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ampliou a ofensiva contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES). Além de impor o uso de tornozeleira eletrônica, Moraes determinou o bloqueio imediato do salário e de todas as verbas de gabinete do parlamentar. A ordem foi enviada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
A medida veio após uma ação da Polícia Federal (PF) no Aeroporto de Brasília, nas primeiras horas desta segunda-feira (4). O senador retornava dos Estados Unidos — onde esteve com a família durante o recesso parlamentar — utilizando seu passaporte diplomático. No despacho, Moraes também autorizou o bloqueio de todos os bens, contas bancárias, investimentos e ativos em nome de Do Val. O passaporte diplomático foi recolhido pelas autoridades.
Marcos do Val é acusado de ter feito postagens nas redes sociais críticas aos policiais federais envolvidos na investigação da chamada “tentativa de golpe de Estado” — narrativa que vem sendo usada para justificar uma série de medidas contra opositores. Em agosto de 2024, o senador já havia tido as redes sociais bloqueadas e o passaporte apreendido, quando se tornou alvo formal das investigações.
Comentários (0)