cover
Tocando Agora:

Funcionário do alto escalão dos EUA alerta “aliados de Moraes”

Compartilhando publicação do Departamento de Estado dos EUA que condena a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele pediu para que outros magistrados não apoiem Alexandre de Moraes.

Funcionário do alto escalão dos EUA alerta “aliados de Moraes”
Funcionário do alto escalão dos EUA alerta “aliados de Moraes” (Foto: Reprodução)

O subsecretário de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, fez um alerta aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de seu perfil no X nesta quarta-feira (6). Compartilhando publicação do Departamento de Estado dos EUA que condena a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele pediu para que outros magistrados não apoiem Alexandre de Moraes.


– Os aliados de Moraes na Suprema Corte e em outros lugares são fortemente aconselhados a não auxiliar ou encorajar o comportamento sancionado de Moraes – escreveu o funcionário de alto escalão dos EUA. Beattie ainda definiu Moraes como “o principal arquiteto do complexo de censura e perseguição direcionado a Bolsonaro e seus apoiadores” e afirmou que “os flagrantes abusos de direitos humanos cometidos por Moraes lhe renderam uma sanção Global Magnitsky do presidente Trump”.

O ministro foi alvo de sanções via Lei Global Magnistsky. O dispositivo americano impede Moraes de acessar o país, de movimentar bens nos Estados Unidos e de ter acesso a serviços de empresas americanas.

Anteriormente, Beattie já tinha definido a taxação de 50% sobre produtos nacionais pelos EUA como “consequências há muito esperadas à Suprema Corte de Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio americano”. Além de Moraes, o governo dos EUA também aplicou sanções a outros sete ministros do STF, cassando os vistos americanos dos magistrados


*AE

Comentários (0)