Avião russo sancionado pelos EUA faz estranho pouso em solo brasileiro
O modelo IL-76TD é a principal versão civil do quadrijato cargueiro russo, amplamente usado para logística militar. A Aviacon Zitotrans, sediada no Aeroporto de Ecaterimburgo, foi sancionada em 2023 pelo governo dos Estados Unidos por transportar cargas para a Venezuela.

Um cargueiro Ilyushin IL-76, de matrícula RA-78765 e operado pela empresa russa Aviacon Zitotrans, pousou na manhã deste domingo no Aeroporto Internacional de Brasília, após um longo trajeto partindo de Moscou com diversas escalas.
O modelo IL-76TD é a principal versão civil do quadrijato cargueiro russo, amplamente usado para logística militar. A Aviacon Zitotrans, sediada no Aeroporto de Ecaterimburgo, foi sancionada em 2023 pelo governo dos Estados Unidos por transportar cargas para a Venezuela. A aeronave que chegou ao Brasil também está listada na base de dados de sanções da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (OFAC). As informações são do Aeroin.
Histórico de operações da Aviacon Zitotrans
A companhia já realizou voos da Rússia para a Coreia do Norte logo após o país asiático enviar soldados para a guerra na Ucrânia, levando também material bélico como obuseiros.
Segundo o site especializado Aeroin, o IL-76 que pousou em Brasília partiu do Aeroporto Zhukovsky, em Moscou, fez escalas em Baku (Azerbaijão), Argel (Argélia) e Conacri (Guiné), antes de cruzar o Atlântico rumo à capital brasileira.
Motivo da visita ainda é desconhecido
Até o momento, não há informações oficiais sobre o motivo da presença da aeronave no Brasil. A ANAC não possui registros de horários de voo comercial para o IL-76, o que pode indicar que se tratou de uma missão diplomática ou de um voo de translado.
O episódio chama atenção pela presença de um avião sancionado pelos EUA em território brasileiro, especialmente diante do contexto geopolítico atual.
Comentários (0)