cover
Tocando Agora:

Trump mantém pressão e prorroga trégua tarifária com a China por mais 90 dias

O conflito tarifário começou em abril, quando Trump impôs um acréscimo de 34% sobre a já existente taxa de 20%.

Trump mantém pressão e prorroga trégua tarifária com a China por mais 90 dias
Trump mantém pressão e prorroga trégua tarifária com a China por mais 90 dias (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma nova prorrogação de 90 dias na trégua tarifária com a China, destacando seu bom relacionamento com o presidente Xi Jinping. A medida evita que o prazo, que se encerraria nesta terça-feira (12), expire e reaqueça a guerra comercial.


– Temos lidado muito bem com a China. Como vocês provavelmente já ouviram, eles estão pagando tarifas tremendas aos Estados Unidos da América – declarou o republicano a jornalistas.


A trégua foi firmada em 12 de maio, quando as duas maiores potências econômicas do planeta decidiram reduzir temporariamente suas tarifas. Com o acordo, a taxação dos EUA sobre produtos chineses despencou de 145% para 30%, enquanto Pequim reduziu de 125% para 10% a tarifa sobre produtos americanos.

O conflito tarifário começou em abril, quando Trump impôs um acréscimo de 34% sobre a já existente taxa de 20%. A China retaliou com o mesmo percentual. Em seguida, Washington deu um ultimato exigindo a retirada das tarifas chinesas, sob pena de elevar a taxação total para 104%. Diante da negativa de Pequim, Trump cumpriu a promessa.

As medidas retaliatórias seguiram até a pausa anunciada em maio. Já em junho, Trump elogiou Xi Jinping, mas fez questão de deixar claro que não se trata de um negociador fácil.


– Gosto do presidente Xi da China, sempre gostei e sempre gostarei, mas ele é MUITO DURO E EXTREMAMENTE DIFÍCIL DE FAZER UM ACORDO!!! – publicou o presidente americano em sua rede social Truth Social.



Comentários (0)