cover
Tocando Agora:

Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo

Os processos estavam na Mesa Diretora e aguardavam despacho de Motta.

Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo
Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo (Foto: Reprodução)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta sexta-feira (15) quatro pedidos de cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao Conselho de Ética. As representações, apresentadas pelo PT (três) e pelo PSOL (uma), acusam o parlamentar de quebra de decoro por supostamente atuar contra os interesses do Brasil e a favor de sanções a autoridades brasileiras.


Os processos estavam na Mesa Diretora e aguardavam despacho de Motta. A decisão de liberar o trâmite veio após cobranças de partidos da base do governo Lula (PT). Com o envio, o Conselho de Ética dará início à análise dos casos.

Pelas regras da Câmara, a abertura do processo é obrigatória após o recebimento da representação. Nessa etapa, três deputados serão sorteados, e o presidente do conselho, Fábio Schiochet (União Brasil-SC), escolherá um deles como relator. Caberá ao relator apresentar um parecer indicando se o processo segue adiante ou é arquivado. Eduardo Bolsonaro será notificado para apresentar sua defesa inicial.


Schiochet afirmou que ainda não há previsão para a instauração dos processos e destacou que não será possível iniciar os trabalhos na próxima semana.


– Ao total são 20 representações [contra Eduardo e outros deputados]. Não vai dar tempo [de começar na semana que vem] – disse.

Comentários (0)