Datafolha revela: Maioria vê Lula como culpado pelo tarifaço dos EUA
Para 40% dos brasileiros, Trump deve endurecer ainda mais e impor novas sanções ao Brasil.

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (16), revelou que a maioria dos brasileiros enxerga o presidente Lula (PT) como o principal culpado pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos contra o Brasil.
Segundo o levantamento, feito com 2.002 entrevistados nos dias 11 e 12 de agosto, 35% apontaram Lula como responsável direto pelas tarifas aplicadas pelo governo americano. Em comparação, apenas 22% citaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outros 17% atribuíram a culpa ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, e 15% responsabilizaram o ministro do STF Alexandre de Moraes. Já 3% acreditam que não há culpados e 1% colocou todos no mesmo pacote. Cerca de 7% não souberam responder.
O recorte por preferência política mostra divisões claras. Entre os que se declaram eleitores de Lula, 38% culpam Jair Bolsonaro e 35% responsabilizam Eduardo Bolsonaro, enquanto só 11% admitem culpa do atual presidente. Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro, 58% colocam a responsabilidade em Lula, 25% em Moraes, 5% em Eduardo Bolsonaro e apenas 4% reconhecem alguma culpa do próprio ex-presidente.
O levantamento também quis saber a percepção sobre os próximos passos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diante da crise gerada pela prisão domiciliar de Jair Bolsonaro no início de agosto. Para 40% dos brasileiros, Trump deve endurecer ainda mais e impor novas sanções ao Brasil. Outros 28% acreditam em negociação para reduzir os impactos, 20% acham que as medidas já anunciadas vão continuar e 12% disseram não saber opinar.
Comentários (0)