COP: convite de Lula para Trump espera resposta há ao menos 17 dias
O Metrópoles procurou o Ministério das Relações Exteriores (MRE) na quinta e questionou se Trump havia dado uma resposta a Lula. No entanto, a pasta orientou que a pasta procurasse a Embaixada dos EUA. O contato foi feito também na quinta via e-mail da assessoria de imprensa, no entanto, não houve resposta.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou no dia 13 de agosto que enviou uma carta-convite para que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participe da COP30, marcada para acontecer em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano.
Em entrevista coletiva on-line nesta quinta-feira (28/8), o presidente da conferência, embaixador André Correa do Lago, disse não ter informações sobre qualquer resposta de Trump ao convite de Lula. Questionado pelo portal Metrópoles, o Itamaraty preferiu não comentar e orientou que a demanda fosse direcionada à Embaixada dos EUA, que até agora também não se manifestou.
Na ocasião em que mencionou o envio do contato, no último dia 13, Lula sequer detalhou a data exata do convite. A relação entre Trump e Lula é distante e marcada por atritos desde o tarifaço imposto pelo presidente norte-americano em resposta às políticas comerciais brasileiras.
No dia 5 de agosto, Lula chegou a declarar que pretendia telefonar para Trump, mas não para tratar de comércio. “Eu não vou ligar pro Trump para [conversar sobre tarifas], porque ele não quer falar. Mas pode ficar certo que eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para vir para a COP, porque eu quero saber o que ele pensa da questão climática”, disse o petista. Depois disso, Lula não voltou a mencionar se realmente tentou o contato com o republicano.
Assim como em seu primeiro mandato, Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, já retirou novamente o país do Acordo de Paris, mantendo sua postura firme contra medidas que, segundo ele, prejudicam a economia americana.
Comentários (0)