cover
Tocando Agora:

Saiba quais são os ministros que irão julgar Bolsonaro no STF

As sessões estão previstas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Além de Zanin, a Primeira Turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Saiba quais são os ministros que irão julgar Bolsonaro no STF
Saiba quais são os ministros que irão julgar Bolsonaro no STF (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (2), tem início no Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus no processo que trata da chamada “suposta trama de golpe de Estado”. O caso está sob a responsabilidade da Primeira Turma do STF, presidida pelo ministro Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


As sessões estão previstas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Além de Zanin, a Primeira Turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia. O relator do processo, Alexandre de Moraes — indicado ao Supremo por Michel Temer — será o primeiro a apresentar seu voto. Depois dele, votam Flávio Dino (indicado por Lula), Luiz Fux (indicado por Dilma Rousseff), Cármen Lúcia (também indicada por Lula) e, por último, Cristiano Zanin.


Já os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça, nomeados por Jair Bolsonaro, não participam deste julgamento, pois integram a Segunda Turma do STF. Pelo regimento da Corte, cabe à turma do relator conduzir o caso — e, como o relator é Alexandre de Moraes, o processo será julgado apenas na Primeira Turma.


Além de Bolsonaro, também se tornam réus no chamado “núcleo 1”:

Alexandre Ramagem – ex-diretor da Abin;

Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;

Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF;

Augusto Heleno – ex-ministro do GSI;

Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;

Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice em 2022;

Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Comentários (0)