cover
Tocando Agora:

Julgamento de Bolsonaro vira manchete no mundo e expõe perseguição política

A agência Reuters foi uma das primeiras a noticiar o caso, chamando atenção para a fala de Moraes ao classificar Bolsonaro como “líder de um grupo criminoso” que teria tentado anular as eleições de 2022.

Julgamento de Bolsonaro vira manchete no mundo e expõe perseguição política
Julgamento de Bolsonaro vira manchete no mundo e expõe perseguição política (Foto: Reprodução)

O voto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros oito investigados, nesta terça-feira (9), não ficou restrito ao Brasil: a decisão repercutiu em veículos de imprensa de todo o mundo.


A agência Reuters foi uma das primeiras a noticiar o caso, chamando atenção para a fala de Moraes ao classificar Bolsonaro como “líder de um grupo criminoso” que teria tentado anular as eleições de 2022. O britânico The Guardian seguiu a mesma linha, repetindo o trecho do voto do relator. A Reuters ainda destacou acusações de supostas conspirações, que incluiriam até planos mirabolantes de “envenenar o presidente Lula” e de assassinar o próprio Moraes, hoje responsável por conduzir os julgamentos relacionados ao chamado “golpe”. A matéria também foi publicada pelo jornal argentino La Nación.

O debate sobre o futuro da direita brasileira também entrou na cobertura. A Reuters citou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lembrando sua articulação em Brasília para ampliar o apoio à anistia dos presos do 8 de Janeiro.

Já o jornal espanhol El País estampou a manchete: “O julgamento é histórico, mas não erradica a radicalização no Brasil”. Em editorial, o veículo afirmou que “o Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar a sua democracia”.


A revista Forbes, no México, chamou atenção para os primeiros minutos do voto de Moraes, nos quais o ministro acusou Bolsonaro de tentar sabotar o sistema constitucional, dizendo que o objetivo seria “burlar o sistema de freios e contrapesos do Judiciário e se manter no poder”.


A BBC destacou a crescente pressão contra o ex-presidente, enquanto a agência espanhola EFE reforçou o trecho em que Moraes fala sobre um suposto plano de atentado contra Lula e contra ele próprio, dizendo que o caso estaria “amplamente comprovado” nos autos.


Segundo a EFE, o julgamento deixa Jair Bolsonaro cada vez mais próximo de uma condenação. “Bolsonaro está mais perto de ser condenado por conspiração golpista no Brasil após os votos dos dois primeiros juízes”, escreveu a agência.

Comentários (0)