cover
Tocando Agora:

Jornalista militante ataca Luiz Fux por expor falhas no julgamento contra Bolsonaro

Colunistas do jornal O Globo, conhecidos por defenderem Lula (PT) e a atuação de Moraes, partiram em ataque coordenado contra Fux, acusando-o de “contradição” e de favorecer Bolsonaro.

Jornalista militante ataca Luiz Fux por expor falhas no julgamento contra Bolsonaro
Jornalista militante ataca Luiz Fux por expor falhas no julgamento contra Bolsonaro (Foto: Reprodução)

Em meio ao julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela acusação de “golpe de Estado”, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), surpreendeu ao expor divergências contra a condução da ação penal pelo relator, Alexandre de Moraes. A sessão desta quarta-feira (10) ganhou destaque porque, ao abrir divergência, Fux enfrentou o ministro mais contestado da Suprema Corte e apontou vícios graves no processo.


Como era esperado, a reação da velha imprensa esquerdista não tardou. Colunistas do jornal O Globo, conhecidos por defenderem Lula (PT) e a atuação de Moraes, partiram em ataque coordenado contra Fux, acusando-o de “contradição” e de favorecer Bolsonaro.


A jornalista Míriam Leitão disparou:

– “O ministro Luiz Fux votou pela condenação da maioria dos que foram apenados pelos atos de 8 de janeiro. Agora está votando de maneira oposta ao que ele mesmo votou.”


Ela acusou o magistrado de rever posições que teria ignorado em outros julgamentos:

– “Primeiro, acatou todas as preliminares dizendo que o STF não era o foro adequado, e por isso declarou a incompetência absoluta do processo. Depois, votou pela nulidade da própria ação penal, julgando que houve cerceamento de defesa por excesso de documentos e pouco prazo para analisar. Depois avaliou como improcedente o crime de organização criminosa. E por fim, acha que os dois crimes, golpe de Estado e abolição violenta do Estado de Direito são o mesmo tipo penal.”


Comentários (0)