EUA podem endurecer contra o Brasil e sanções mais duras podem ser anunciadas na próxima semana
A análise surge em meio ao clima de tensão entre os dois países, agravado pelas recentes ações do STF, que têm gerado críticas internacionais.

Os Estados Unidos podem anunciar novas sanções contra o Brasil já na próxima semana, em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), conforme avaliou Jana Nelson, ex-subsecretária de Defesa americana.
A análise surge em meio ao clima de tensão entre os dois países, agravado pelas recentes ações do STF, que têm gerado críticas internacionais.
Três cenários possíveis
Segundo Nelson, existem três caminhos mais prováveis para as sanções.
O primeiro seria a restrição de vistos, atingindo diretamente brasileiros que desejam entrar em território americano.
O segundo envolve sanções financeiras, semelhantes às já aplicadas ao ministro do STF Alexandre de Moraes.
E o terceiro, considerado o mais duro, obrigaria bancos a aplicarem as penalidades financeiras. Até agora, instituições como o Banco do Brasil não foram forçadas a cumpri-las, justamente pela “base jurídica débil” das medidas atuais.
Washington em alerta
A especialista lembrou que o assassinato de Charlie Kirk impactou temporariamente a dinâmica em Washington, mas reforçou que os EUA continuam se preparando para agir.
Nelson destacou ainda que o ritmo das sanções pode depender da atenção dedicada pelo presidente Donald Trump à situação brasileira, já que ele tem sido um dos principais defensores da responsabilização de autoridades do STF.
A definição final sobre quais medidas serão adotadas deve levar em conta também o cenário político interno nos Estados Unidos.
Comentários (0)