Nova declaração de Rubio aumenta tensão entre governo Trump e Brasil
Segundo Rubio, o “Estado de Direito está se desintegrando” no Brasil e a decisão do STF, que aplicou pena de 27 anos e três meses a Bolsonaro seria parte de uma “campanha de opressão judicial”.

A crise entre Estados Unidos e Brasil parece caminhar para um ponto de inflexão. A nova declaração do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, nessa segunda-feira (15/9), sinaliza que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) deixou de ser apenas um assunto interno e passou a moldar a relação bilateral entre as diplomacias. Ao prometer uma resposta de Washington “na próxima semana ou algo assim”, Rubio transforma um julgamento no Brasil em peça central de uma disputa diplomática de alcance maior com o governo brasileiro. Segundo Rubio, o “Estado de Direito está se desintegrando” no Brasil e a decisão da Primeira Turma do STF, que aplicou pena de 27 anos e três meses a Bolsonaro por crimes contra a democracia, seria parte de uma “campanha de opressão judicial”. Ele citou nominalmente o ministro Alexandre de Moraes, a quem acusou de “perseguição política” e de ameaçar cidadãos americanos por sua atuação on-line.
“Temos esses juízes ativistas – um, em particular – que não só perseguiu Bolsonaro, aliás, ele tentou realizar reivindicações extraterritoriais contra cidadãos americanos ou contra alguém que postasse online de dentro dos Estados Unidos, e até ameaçou ir ainda mais longe nesse sentido. Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso”, declarou o secretário, em entrevista ao canal norte-americano Fox News.
*Com informações do Portal Metropoles
Comentários (0)