cover
Tocando Agora:

Lula vai à ONU, mas EUA atrasam vistos da comitiva

Na última semana, o governo brasileiro levou a situação ao comitê de relações com o Estado-sede da ONU. A própria entidade classificou o atraso na emissão dos vistos como “preocupante”.

Lula vai à ONU, mas EUA atrasam vistos da comitiva
Lula vai à ONU, mas EUA atrasam vistos da comitiva (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem presença confirmada na 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, no fim de setembro. Apesar do visto dele estar em ordem, parte da comitiva ainda não conseguiu a liberação dos documentos por parte dos Estados Unidos.

Entre os que aguardam está o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O Itamaraty pediu a renovação do visto em 19 de agosto, mas até agora não recebeu resposta. Mesmo que a autorização seja concedida, há possibilidade de Padilha permanecer no Brasil devido a compromissos na pasta.

O diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Itamaraty, Marcelo Marotta Viegas, declarou nesta segunda-feira (15) que existe “indicação do governo americano” de que os processos estão em andamento. Ele reforçou que a decisão final cabe aos EUA e evitou fazer previsões sobre prazos.

Na última semana, o governo brasileiro levou a situação ao comitê de relações com o Estado-sede da ONU. A própria entidade classificou o atraso na emissão dos vistos como “preocupante”. Essa indefinição acontece em meio ao endurecimento da política externa do presidente dos EUA, Donald Trump, contra o Brasil, após a prisão e condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A agenda da comitiva em Nova Iorque segue indefinida.


Comentários (0)