cover
Tocando Agora:

Pesquisa Quaest aponta que 59% rejeita a reeleição de Lula

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro.

Pesquisa Quaest aponta que 59% rejeita a reeleição de Lula
Pesquisa Quaest aponta que 59% rejeita a reeleição de Lula (Foto: Reprodução)

A pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (18), mostra que 59% dos brasileiros não querem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tente a reeleição em 2026. Outros 39% defendem que ele dispute o próximo pleito. Os números repetem os índices de agosto.


O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Entre os nomes citados como possíveis sucessores de Lula, caso ele não seja candidato, aparecem Geraldo Alckmin (9%), Simone Tebet (6%), Fernando Haddad (5%) e Eduardo Paes (3%). Outros nomes, como Camilo Santana, Ciro Gomes e Gleisi Hoffmann, ficaram abaixo de 2%.


A pesquisa também avaliou o desempenho de Lula em cenários de primeiro e segundo turno. O petista aparece à frente de adversários como Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Ratinho Júnior, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Eduardo Leite.


Já em relação ao ex-presidente Bolsonaro, 76% dos entrevistados disseram que ele deveria abrir mão da candidatura em 2026 e apoiar outro político. Apenas 19% defendem que ele mantenha a disputa, número menor do que os 26% registrados em agosto.

Entre os nomes lembrados para suceder Bolsonaro, o mais citado foi o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com 15%. Na sequência aparecem Ratinho Júnior (9%), Michelle Bolsonaro (5%), Eduardo Leite (3%) e Pablo Marçal (3%).


A avaliação do governo também apresentou estabilidade. Segundo a Quaest, 51% desaprovam a gestão de Lula, 46% aprovam, e 3% não souberam responder. Para 38%, o trabalho do presidente é negativo; 31% o veem de forma positiva; e 28% o consideram regular.


*Com informações de Pleno News.

Comentários (0)