Michelle Bolsonaro resgata foto de Lula pedindo anistia em 1979
O registro histórico foi feito pelo fotógrafo Lugo Koyama em abril daquele ano, no auge da campanha pela anistia política, que culminou na aprovação da Lei da Anistia. A medida beneficiou cerca de 4,6 mil pessoas, incluindo guerrilheiros de esquerda, opositores do regime militar, exilados e também militares acusados de crimes no período.
Ex-primeira-dama ironizou petista ao lembrar campanha de 1979, dias depois de deputados aprovarem urgência para proposta que pode beneficiar Bolsonaro
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) voltou a usar as redes sociais para provocar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta quinta-feira (18), ela publicou em seus stories do Instagram uma foto de 1979 em que o então sindicalista aparece usando uma camiseta com a palavra “anistia”, enquanto distribuía panfletos a favor do perdão político durante a ditadura militar. O registro histórico foi feito pelo fotógrafo Lugo Koyama em abril daquele ano, no auge da campanha pela anistia política, que culminou na aprovação da Lei da Anistia. A medida beneficiou cerca de 4,6 mil pessoas, incluindo guerrilheiros de esquerda, opositores do regime militar, exilados e também militares acusados de crimes no período.

Contexto político atual
A publicação de Michelle ocorreu um dia após a Câmara dos Deputados aprovar a urgência de um projeto que pode abrir caminho para perdoar condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Entre os possíveis beneficiados está o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF na semana passada a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Repostagem estratégica
Não é a primeira vez que Michelle utiliza a foto de Lula. Em março deste ano, ela já havia compartilhado a mesma imagem como forma de apontar uma suposta contradição no discurso do petista: de um lado, apoiador da anistia durante o regime militar; de outro, crítico da anistia ampla defendida pela base bolsonarista.
Comentários (0)