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Ponte sobre o Rio Curuçá será liberada na segunda-feira (29); obra custou R$ 43 milhões

A BR-319 foi inaugurada em 1976, durante o governo militar, mas ficou esquecida por décadas. Por conta da falta de manutenção, trechos inteiros se tornaram intransitáveis, dificultando o desenvolvimento da região.

Ponte sobre o Rio Curuçá será liberada na segunda-feira (29); obra custou R$ 43 milhões
Ponte sobre o Rio Curuçá será liberada na segunda-feira (29); obra custou R$ 43 milhões (Foto: Reprodução)

A ponte sobre o Rio Curuçá desabou em 28 de setembro de 2022, matou cinco pessoas e deixou mais de 10 feridos. Carros foram arremessados sobre o rio e uma ponte provisória foi montada no local para não interromper o fluxo da rodovia. A ponte sobre o rio Curuçá, no trecho amazonense da BR-319, finalmente será aberta ao tráfego nesta segunda-feira (29). A confirmação veio neste sábado (27) através do senador Eduardo Braga (MDB). O projeto recebeu um investimento estimado em R$ 43 milhões — um valor que representa a importância estratégica de conectar a região Norte ao restante do Brasil.


De acordo com Braga, a estrutura já está asfaltada e passa apenas pelos últimos retoques, como cortes de dilatação e pintura da sinalização horizontal. A entrega é aguardada com entusiasmo pela população local, que há décadas sofre com o isolamento logístico.

”É de passo em passo, de grão em grão, que a gente chega lá. O Amazonas terá direito e eu tenho fé nisso e não desisto em ter a sua BR-319 asfaltada para integrar essa região do Brasil ao resto do nosso país”, afirmou o senador, reforçando a esperança de que a rodovia, um antigo sonho dos amazonenses, finalmente seja concluída.

Curiosidade histórica: a BR-319 foi inaugurada em 1976, durante o governo militar, mas ficou esquecida por décadas. Por conta da falta de manutenção, trechos inteiros se tornaram intransitáveis, dificultando o desenvolvimento da região. Hoje, sua recuperação é vista como fundamental para fortalecer a soberania nacional na Amazônia e impulsionar o comércio, a agricultura e a integração do povo amazônida com o restante do país.


Essa nova ponte é mais do que concreto e asfalto: é um símbolo de resistência, de fé no futuro e da luta para garantir que o Amazonas esteja plenamente conectado ao Brasil.

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