cover
Tocando Agora:

Moraes dá 48h para redes sociais entregarem dados de perfis que ameaçaram Dino

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também foi notificada da decisão.

Moraes dá 48h para redes sociais entregarem dados de perfis que ameaçaram Dino
Moraes dá 48h para redes sociais entregarem dados de perfis que ameaçaram Dino (Foto: Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Meta, TikTok, X e YouTube entreguem, em até 48 horas, os dados cadastrais de dezenas de perfis que publicaram nas redes sociais ameaças contra o ministro Flávio Dino e o delegado da Polícia Federal (PF) Fábio Shor.


As intimidações ocorreram depois que Dino proferiu voto no julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Segundo a PF, foram compiladas mais de 50 publicações na internet, algumas com referências a eventos no Nepal, o que indicaria uma ação coordenada. Moraes incluiu as ameaças no chamado inquérito das milícias digitais, que investiga a atuação de organização criminosa em redes sociais contra as instituições, a democracia e ministros do STF.


De acordo com a PF, a gravidade das mensagens aumenta porque os alvos foram nomeados, o que amplia o poder de intimidação e pode prejudicar o exercício das funções públicas. O ministro determinou que os dados dos perfis sejam enviados à PF, responsável por dar sequência às investigações. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também foi notificada da decisão.




Comentários (0)