cover
Tocando Agora:

Paulinho da Força revela data para votação da desometria

O texto pode beneficiar tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto os demais condenados pelo vandalismo na Praça dos Três Poderes em 2023.

Paulinho da Força revela data para votação da desometria
Paulinho da Força revela data para votação da desometria (Foto: Reprodução)

A Câmara dos Deputados deve votar, na próxima terça (14), o projeto que prevê a redução das penas aplicadas a condenados pelos atos do 8 de janeiro. O relator da proposta, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), confirmou a data após reunião com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Paulinho informou que ainda fará ajustes no texto até esta quarta (8) e que pode divulgar o relatório final ainda nesta semana ou apenas na véspera da votação. Segundo ele, Motta está articulando com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para garantir que o projeto avance também na outra Casa. A proposta deve alterar a forma como são aplicadas as penas em crimes contra o Estado democrático de Direito. Hoje, as punições podem ser somadas. Com a mudança, apenas a pena mais alta valeria, o que reduziria o tempo total de prisão.

O texto pode beneficiar tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto os demais condenados pelo vandalismo na Praça dos Três Poderes em 2023. A iniciativa, porém, divide o Congresso. O centrão, com apoio de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), defende a redução de penas como alternativa à anistia. Já parlamentares da oposição preferem o perdão total aos envolvidos. Por outro lado, partidos de esquerda se posicionam contra qualquer tipo de benefício aos condenados. As informações são da Folha de S.Paulo.

Comentários (0)