Ciro Gomes pede desfiliação do PDT e deve anunciar novo partido na próxima semana
A decisão ocorre em meio à aproximação do PDT com o governo cearense de Elmano de Freitas (PT) e mira o xadrez eleitoral de 2026.
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes enviou carta ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, pedindo desfiliação do partido. A decisão ocorre em meio à aproximação do PDT com o governo cearense de Elmano de Freitas (PT) e mira o xadrez eleitoral de 2026. Segundo aliados, Ciro deve anunciar seu novo destino partidário na próxima semana. Em julho, ele se reuniu com a cúpula do PSDB e sinalizou retorno à legenda — cenário visto como o mais provável hoje. O União Brasil também manifestou interesse. A expectativa é que Ciro dispute o Governo do Ceará em 2026.
Quatro vezes candidato à Presidência, Ciro vem se aproximando de siglas de direita no estado e intensificou as críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao governador Elmano de Freitas. No fim de setembro, disse à rádio Itatiaia estar “muito infeliz” no PDT.
A saída foi lamentada por dirigentes pedetistas. “Hoje é um dia de tristeza para o PDT e para todos nós que acreditamos no projeto nacional e popular de desenvolvimento com a saída do companheiro Ciro Gomes”, afirmou Antonio Neto, presidente municipal do partido em São Paulo. “Perco um companheiro de partido, mas não perco o amigo.”
Com a ruptura, o PDT reforça laços com o PT no Ceará, enquanto Ciro reorganiza sua base para voltar à disputa estadual.
Comentários (0)