Lula anuncia planos de continuar no poder em 2026
Durante um encontro com o presidente indonésio, Prabowo Subianto, o petista afirmou que ainda o encontrará “muitas vezes”, insinuando que não pretende largar o comando do país tão cedo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a deixar claro, nesta quinta-feira (23), em Jacarta, na Indonésia, que pretende se manter no poder e disputar um quarto mandato nas eleições de 2026. Durante um encontro com o presidente indonésio, Prabowo Subianto, o petista afirmou que ainda o encontrará “muitas vezes”, insinuando que não pretende largar o comando do país tão cedo.
“– Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia que tinha com 30 anos de idade. Pode ter certeza, vou disputar um quarto mandato no Brasil. Estou dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano, mas eu estou preparado para disputar outras eleições”, declarou Lula ao lado de Subianto, em pronunciamento à imprensa.
O encontro aconteceu no Palácio Merdeka, residência oficial do presidente da Indonésia. Subianto, que completou 74 anos recentemente, chegou a convidar Lula — que fará 80 na próxima segunda-feira (27) — para uma festa de aniversário conjunta. O evento marcou o início da visita oficial do petista ao país asiático, que segue até esta sexta-feira (24).
Enquanto o Brasil enfrenta crises econômicas, escândalos e divisões políticas internas, Lula já mira 2026, reforçando a percepção de que seu projeto de poder parece não ter prazo de validade — em contraste com a postura firme e patriótica do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que defende limites de mandato e o respeito à soberania popular.
Comentários (0)