cover
Tocando Agora:

Trump e Lula frente a frente: comércio, China e Venezuela na pauta explosiva da reunião

A informação foi confirmada neste sábado pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Trump e Lula frente a frente: comércio, China e Venezuela na pauta explosiva da reunião
Trump e Lula frente a frente: comércio, China e Venezuela na pauta explosiva da reunião (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja buscar soluções para temas bilaterais com o Brasil — especialmente no campo comercial — durante um encontro previsto com Luiz Inácio Lula da Silva na Ásia. A informação foi confirmada neste sábado pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio.

“Achamos que, a longo prazo, é benéfico para o Brasil nos tornar seu parceiro de escolha e comércio, em vez da China”, afirmou Rubio a jornalistas enquanto viajava entre Israel e Catar, a caminho da reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, evento que contará com a presença de Trump e Lula.

O petista, por sua vez, demonstrou interesse em dialogar com o líder americano. “Estou disposto a discutir uma ampla gama de tópicos com Trump”, declarou Lula na sexta-feira, citando entre os temas as tarifas sobre exportações brasileiras e as tensões envolvendo a Venezuela

O encontro entre Trump e Lula pode representar um ponto de virada na relação entre os dois países — especialmente num momento em que os Estados Unidos buscam afastar o Brasil da dependência econômica da China e fortalecer laços com governos da América Latina sob uma nova perspectiva geopolítica.

Comentários (0)