cover
Tocando Agora:

Procuradores pedem que Donald Trump boicote a COP30 e defenda a soberania energética dos EUA

Segundo eles, a presença dos Estados Unidos no evento seria interpretada como apoio a agendas ambientais radicais que contrariam os princípios da atual política energética americana, voltada à independência e ao fortalecimento do setor de energia nacional.

Procuradores pedem que Donald Trump boicote a COP30 e defenda a soberania energética dos EUA
Procuradores pedem que Donald Trump boicote a COP30 e defenda a soberania energética dos EUA (Foto: Reprodução)

Um grupo de 17 procuradores da Virgínia Ocidental enviou um pedido formal ao governo do presidente Donald Trump para que ele não participe da COP30, a conferência do clima da ONU prevista para ocorrer em Belém (PA) ainda neste ano. Segundo eles, a presença dos Estados Unidos no evento seria interpretada como apoio a agendas ambientais radicais que contrariam os princípios da atual política energética americana, voltada à independência e ao fortalecimento do setor de energia nacional.

A iniciativa é liderada pelo procurador John McCuskey, que encaminhou o documento ao secretário do Interior, Doug Burgum, ao secretário de Energia, Chris Wright, e ao chefe da Agência de Proteção Ambiental, Lee Zeldin. No texto, os procuradores pedem que o país se posicione firmemente contra o que classificam como políticas “anticarvão, antigás e antipetróleo” promovidas pela conferência climática.


Os signatários afirmam ainda que as pautas da COP são baseadas em “teorias climáticas frequentemente contestadas”, sem respaldo em um “consenso científico sólido”, e alertam que os Estados Unidos não devem se alinhar a movimentos que ameaçam a soberania energética e o crescimento econômico do país.

Comentários (0)