cover
Tocando Agora:

Lula diz que errou ao anunciar sua candidatura na Indonésia

O petista reconheceu que teve um “lapso” e que o comunicado deveria ter sido feito em território brasileiro, já que, como ele mesmo disse, “não tem voto” fora do país.

Lula diz que errou ao anunciar sua candidatura na Indonésia
Lula diz que errou ao anunciar sua candidatura na Indonésia (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu ter cometido um erro ao anunciar sua candidatura à Presidência em 2026 durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia. O petista reconheceu que teve um “lapso” e que o comunicado deveria ter sido feito em território brasileiro, já que, como ele mesmo disse, “não tem voto” fora do país.

– “Na verdade, eu não deveria ter falado na Indonésia. Eu tenho que falar no Brasil. Foi um lapso da minha parte, eu não tenho voto lá. Foi um erro” – declarou Lula em conversa com jornalistas em Kuala Lumpur, na Malásia.

O episódio ao qual o petista se referia aconteceu na quinta-feira (23), ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, quando Lula afirmou:

– “Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia que tinha com 30 anos de idade. Pode ter certeza, vou disputar um quarto mandato no Brasil. Estou dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano, mas eu estou preparado para disputar outras eleições.”

Até então, o petista vinha evitando confirmar oficialmente sua nova candidatura, alegando que dependeria de sua saúde física e mental. Agora, o “lapso” revelou o que muitos já suspeitavam: Lula pretende se manter no poder por mais tempo, mesmo com o país enfrentando desafios econômicos e sociais internos.


Enquanto isso, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segue acompanhando de perto a situação política na América Latina, reforçando o discurso de soberania e combate a regimes alinhados à esquerda.

Comentários (0)