Curitiba: Vereador quer Gilmar Mendes como persona non grata
O motivo é que em 2023, Mendes declarou que a capital paranaense tem o “germe do fascismo”, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ao comentar sobre a Operação Lava Jato.

Neste sábado (12), o vereador Guilherme Kilter (Novo-PR), protocolou um projeto de lei para cassar o título de Cidadão Honorário de Curitiba do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e também para torná-lo persona non grata da cidade.
O motivo é que em 2023, Mendes declarou que a capital paranaense tem o “germe do fascismo”, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ao comentar sobre a Operação Lava Jato.
– Curitiba gerou Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo. Inclusive todas as práticas que desenvolvem. Investigações à sorrelfa e atípicas – declarou.
Em seu projeto de Lei, Kilter relembra essa questão e faz três pedidos: “revogar o título de Cidadão Honorário concedido ao Ministro Gilmar Mendes; declará-lo “persona non grata” no município de Curitiba; e oficializar o reconhecimento histórico da cidade como berço da maior operação de combate à corrupção já realizada no Brasil”.
Na justificativa, Kilter diz:
– Ao propor estas medidas, não se pretende cercear o direito à livre expressão do ministro, que permanecerá com total liberdade para manifestar suas opiniões à imprensa e exercer sua militância política, ainda que tal postura seja inapropriada para um juiz da Suprema Corte. Trata-se da retirada de uma distinção que perdeu seu propósito, dado que o homenageado tem sistematicamente manchado a reputação do município que o agraciou.
O vereador exalta a Operação Lava Jato que expôs o maior esquema de corrupção da história do país e destacou que, graças à investigação iniciada em Curitiba, foi possível recuperar bilhões de reais que foram roubados dos cofres públicos.
– A preservação da memória histórica sobre os esforços de combate à corrupção realizados no município é fundamental para as próximas gerações. O reconhecimento formal contribui para consolidar o papel de Curitiba no avanço do combate à corrupção no Brasil e servir de incentivo para que continue sendo um exemplo nacional – diz o projeto protocolado.
Como vereador de Curitiba, estou protocolando hoje um Projeto de Lei para cassar o título de cidadão honorário do Gilmar Mendes e declara-lo Persona Non Grata em nossa cidade. pic.twitter.com/H3UwIxKus7
— Guilherme Kilter (@guikilter) April 12, 2025
MAIS NOTÍCIAS
Comentários (0)