Aprovação de Cláudio Castro dispara após megaoperação
A pesquisa ouviu 626 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 30 e 31 de outubro, na capital e na região metropolitana. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
A aprovação do governador Cláudio Castro (PL) cresceu e atingiu 40% entre os moradores do Rio de Janeiro e da região metropolitana, conforme pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º). É o melhor desempenho do governador desde 2022, mostrando fortalecimento de sua imagem após ações firmes na área da segurança pública.
O levantamento aponta ainda que 34% dos entrevistados avaliam o governo como “ruim” ou “péssimo”, enquanto 23% consideram “regular”. A pesquisa foi feita logo após a megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão, na última terça-feira (28), que resultou em 121 mortos — uma das ações mais intensas contra o crime organizado nos últimos tempos.
De acordo com o Datafolha, 37% aprovam a atuação do governo na segurança pública, classificando-a como “boa” ou “ótima”, enquanto outros 37% a consideram “ruim” ou “péssima”. Quando questionados sobre a operação policial, 48% afirmaram que ela foi “muito bem executada”, 21% disseram ter sido “regular, com falhas”, e 24% a avaliaram como “mal executada”.
Além disso, 57% dos entrevistados concordam com Castro ao dizer que a operação foi um sucesso, contra 39% que discordam — um indicativo claro de que a população aprova medidas firmes contra o tráfico e a criminalidade que há décadas dominam comunidades do Rio.
A pesquisa ouviu 626 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 30 e 31 de outubro, na capital e na região metropolitana. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na capital fluminense, a aprovação de Castro é de 30%, dentro da margem de erro de cinco pontos. Já na região metropolitana, o índice salta para 51%, com margem de erro de seis pontos. A desaprovação chega a 39% na capital e 28% no entorno.
Comentários (0)