Lula adia novamente escolha para o STF e viaja ao Pará para compromissos da COP30
Neste sábado (1º), Lula embarca para Belém (PA) para participar de eventos relacionados à preparação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a adiar o anúncio do novo ministro que ocupará a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Mais uma vez, o petista empurra a decisão, enquanto o país observa as movimentações políticas em Brasília.
Neste sábado (1º), Lula embarca para Belém (PA) para participar de eventos relacionados à preparação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Jorge Messias continua como favorito
Nos bastidores, o nome mais forte continua sendo o de Jorge Messias, atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU). Messias é visto como um aliado leal e de total confiança de Lula, o que agrada ministros e figuras próximas ao Palácio do Planalto.
Mesmo assim, o presidente ainda não bateu o martelo. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), tem feito pressão para que Lula indique o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual chefe da Casa.
Lula, por outro lado, prefere que Pacheco entre na disputa pelo governo de Minas Gerais em 2026 — um estado estratégico para os planos políticos do PT e sua base eleitoral.
Indicação só depois da COP30
Com a agenda lotada de viagens e compromissos ambientais, o anúncio da indicação deve ocorrer apenas após o retorno de Lula de Belém. A escolha, quando feita, ainda passará pela sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado.
Se Jorge Messias for confirmado e aprovado, ele poderá permanecer no STF até 2055, quando completará 75 anos — idade-limite para aposentadoria compulsória.
Viagem à Amazônia e encontros internacionais
Durante sua passagem pelo Pará, Lula deve permanecer cerca de dez dias. Ele participará da inauguração de obras no aeroporto de Belém e no Porto de Outeiro, além de visitar comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas na região de Santarém entre os dias 2 e 3 de novembro.
No dia 5 de novembro, estão previstas reuniões bilaterais com líderes internacionais que participarão da Cúpula do Clima, marcada para os dias 6 e 7.
Após o evento, o petista seguirá para Fernando de Noronha (PE) para o lançamento do projeto “Noronha Verde”, uma iniciativa da Neoenergia voltada à sustentabilidade no arquipélago. O evento ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, no Forte Nossa Senhora dos Remédios.
Comentários (0)